sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Renovação na Educação...

Tenho me defrontado ultimamente com reuniões e detalhes sobre melhorias na educação, a implementação do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), é bem interessante, pois as melhorias, investimentos em infra-estrutura das escolas, criação e ampliação de laboratórios, análises da situação dos alunos, transformações de currículos é muito salutar, a preocupação fica no sentido de como isso vai acontecer, se são pacotes já feitos com intuíto de melhorar os índices de aproveitamento das Escolas, ou melhorar a escola em sí como um todo.
Penso que Escola se faz sempre, independentemente dos recursos que tenha ou possa auferir, pois é algo interno, aprender e ensinar é via de mão dupla, as pessoas tem de estar predispostas à mudar suas formas de entendimento e superar as dificuldades da educação, não existem fórmulas mágicas, nem pacotes prontos que irão melhorar a realidade dos acontecimentos do cotidiano, e sim a necessidade de cada um inserido neste todo de fazer sua parte.
Maristela Rodrigues

sábado, 1 de novembro de 2008

O mundo em crise

Tenho acompanhado os jornais em todas as formas de mídias e, não se fala em outra coisa que não seja crise econômica no planeta, um desatino, a esfera privada exige que os governos de seus respectivos países tomem providências, os governos por sua vez têm atendido aos apelos dos bancos de suas nações e tem injetado dólares de seus respectivos suportes econômicos nacionais para salvaguardar os bancos, reflito sobre a questão do "Estado Mínimo" tão decantado pelos neoliberais de todo o mundo.
Se o Estado é mínimo, ou deveria ser, nessa ótica, como fica a questão dos governos nacionais socorrerem economicamente esses bancos, como ficam as questões internas referentes aos serviços garantidos por leis à população, já que esta por sua vez realiza o pagamento de impostos. Parece que as coisas irão ficar preocupantes em todas as esferas.

sábado, 27 de setembro de 2008

Passando a limpo

Nestes últimos dias tenho refletido bastante a respeito de como as pessoas visualisam a escola, parece absurdo em época de avaliações esta, ficar tão somente adstrita a notas. Onde fica o ensinar e o aprender recíproco? O decantado valor que seria o caráter, a formação da consciência o exercício da cidadania, ficam relegados a um plano inferior, se é que há espaço para isto no escalonamento social, o individualismo está em alta, a falta de princípios também, seja na cola, seja em justificativas propícias a locupletação de benefícios, e o ensinar e aprender fica ...
A Escola por sua vez faz de um tudo para o fechamento do trimestre, e as devidas considerações não são pertinentes ao que deveria ser, o pensamento, o posicionamento, o caráter, e tantas coisas e sentimentos de crescimento próprio e alheio, parece que ficam de roldão e presos a índices, estes não refletem o verdadeiro marcador do desenvolvimento da sociedade.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Reflexões


Criei este blog com intuito de pensar e repensar a geografia, o cotidiano, as práticas o uso das ferramentas tecnológicas, como aprender e ensinar geografia com todas as transformações que acontecem quase que a própria velocidade da luz, como assimilar, compreender e ao mesmo tempo conceituar, como rearranjar os espaços, o nosso espaço, o nosso tempo.