sábado, 27 de setembro de 2008

Passando a limpo

Nestes últimos dias tenho refletido bastante a respeito de como as pessoas visualisam a escola, parece absurdo em época de avaliações esta, ficar tão somente adstrita a notas. Onde fica o ensinar e o aprender recíproco? O decantado valor que seria o caráter, a formação da consciência o exercício da cidadania, ficam relegados a um plano inferior, se é que há espaço para isto no escalonamento social, o individualismo está em alta, a falta de princípios também, seja na cola, seja em justificativas propícias a locupletação de benefícios, e o ensinar e aprender fica ...
A Escola por sua vez faz de um tudo para o fechamento do trimestre, e as devidas considerações não são pertinentes ao que deveria ser, o pensamento, o posicionamento, o caráter, e tantas coisas e sentimentos de crescimento próprio e alheio, parece que ficam de roldão e presos a índices, estes não refletem o verdadeiro marcador do desenvolvimento da sociedade.

26 comentários:

Blog Din disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog Din disse...

olá, colega.
Achei muito interessante teu depoimento.
De fato, observo isso também.
Ficamos sujeitos a avaliações e provas, correndo contra o tempo. Mas, e o aprendizado que acontece proporcional, nas construções elaboradas num processo construtivo com os alunos.
Parece que fica relegado a segundo plano.
Porém, devemos considerar, para nós educadores, que o mais importante e a troca que se ocorre no decorrer de todo o processo de aprendizagem.
Abraços
Diná

Que país é esse? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Que país é esse? disse...

Uma parte é ruim, mas outra não.
Há pessoas que vão a fim de aprender, porém outros alunos vão porque os pais obrigam ou para "arranjar amigos", assim é uma forma de fazer os mesmos estudarem, mesmo assim é cansativo pro professor e pro aluno...com certeza. Mas há coisas que desrespeitam a opinião e até o próprio jeito do professor dar aula, por exemplo em escolas particulares a direção dá sempre a ordem pra passar qualquer aluno, de qualquer jeito desrespeitando as notas e o "entendimento" que ele teve, também tem as escolas que obrigam a fazer provas, certas vezes alguns trabalhos seriam mais convenientes do que provas...Bom é isso...O ensino de 'decoreba' de sempre. Professor - Aluno, antigamente até poderia funcionar bem, mas hoje em dia é por isso que o colégio fica insuportável (para certas pessoas claro), também acho que deveria haver mais trocas.
Beijos sorinha. Ps:nós te amamos!
Raquel 2mA Email:trabaralho@yahoo.com.br

Fernanda Krolow Fehlberg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Christian disse...

acho que o problema é o foco que dão para o aluno...deus das primeiras series o foco do aluno é passar de ano...tirar notas e não aprennder em si...até em casa..na maioria das veses é nos cobrado a nota e não o aprendisado.. porisso o aluno cresce com a escola sem o foco em aprender...e em quanto for facil passar de ano por folga dos professores e inquanto o insino decoreba for eficas..não ah porque se preucupar com o aprendisado.
christian Garcia 2mB

Meus Livros Meus Vícios disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem,o ensino em geral está uma grande droga...
A maioria dos professores não se importa realmente,se o aluno esta aprendendo ou não.Na verdade o que eles querem é fechar a garga horária deles e receber seu salario.
Mas contudo os alunos também não correm atrás dos seus direitos a maioria está mais interesada em tirar notas boas e passar no final do ano.
Atualmente pra passar no vertibular e engressar numa faculdade a pessoa tem que fazer cursinhos e nem lembra o que aprendeu na escola.
Eu acho que pra situação melhorar nas escolas deveria ter alunos e professores mais dedicados.Alunos em aprender e professores a "ENSINAR".
bjuxx sora seu depoimento ta d+
TAMARA ÁVILA 2B

Meus Livros Meus Vícios disse...

Adoreii Seus textos Prof.

E realmente nos dias de hoje muitos professores se preocupam em avaliar o aluno"provas,trabalhos etc...",mas para isso passam matéria sobre matéria.O conceito de ESCOLA NOSSA SEGUNDA CASA vem se perdendo, ano após ano,e isso é ruim,pois assim o aluno perde a vontade de estudar.As vezes a pressão dos pais tambem influência na educação,a questão do "NO ME TEMPO ERA BEM DIFERENTE" um pai falando isso é como se o tempo de hoje fosse um bicho de sete cabeças,onde não se estuda e nem se aprende. Mas eles não estão certos de um modo? Mas não é culpa
dos professores em si,a culpa é de todos,pois não ocorre a troca de conhecimentos nessesária para uma boa convivência. x)
Beiijos.

Nadyne Garcia 3MA CIEP.
nadyne-@hotmail.com

Cristhian Cunha disse...

Isso é verdade porque muitos não estão preocupados em aprender, se contentam apenas com notas e o que é necessário para a vida destes, "o conteúdo" fica muitas vezes em segundo plano. Mas esses não são maioria, ainda tem muitos alunos que se preocupam em primeiro mostrar um aprendizado do conteudo para com isso poder ter a nota precisa.

-Cristhian da Cruz da Cunha; 2mA-CIEP

Leandro disse...

Oiiii!É isso sim porque nos dias atuais a maioria dos professores não se interessam em ensinar , e sim enche o quadro de matéria ai a gente decora aquilo faz uma prova passa...ta e ai como fica o aprendizado que vamos precisar quando estivermos em uma faculdade...Mas não é só alguns professores que são errados alunos que aceitam isso e levão na bricandeira vão se dar mal.....E outra coisa , os alunos hoje em dia pensam só em notas o aprendizado que é bem bom nada....Como eu ja havia falado o tempo ea vida que vai mostra para essas pessoas que o aprendizado é muito mais importante do que simples notas......

LEANDRO ZURCHIMITTEN 2°MA.

Unknown disse...

Eu comcordo pois hoje em dia a grande maioria dos professores vão a aula e dissem pora algum aluno passar um texto não explicão nada e dão questões para faser dali tiram a nota e esta pronto o trimestre.
Mas por outro lado tambem a á falta de enterece dos alunos a maioria vai para brincar e não tão nem ai só atrapalhão os outros e acabam passando pois copiam dos outros não aprenderam nada mas tem a nota e é isso que emporta!!!

WILLIAM GOULART disse...

Oi professora.
Com os alunos de hoje em dia não estão mais interessados em aprender mas sim ter o aproveitamento mínimo para ser aprovado e nem dando importância em uma sabedoria de aprendizagem.

WILLIAM RANGEL GOULART
2ºMB

Thise disse...

Concordo plenamente ! Talez a intenção da socidade nao e um ensino interessante aos olhos do aprendiz e sim uma quantidade de formandos em tolices ! Mas ainda há tempo de mudar , so depende de nós mesmos

Thalise Rodrigues 2ºMB

erick disse...

Na verdade nós, os alunos nos preocupamos em tirar boas notas, então às vezes esquecemos que o principal é entender os conteúdos,
mas se a coisa fica feia, recorremos à maneira mais fácil de ganhar nota.

Érick Hernandes
1ºMA
CIEP

Unknown disse...

é qnem eu disse em outro comentario professora o aluno hoje tafocado em passa de nao , e nao em aprender hj em dia o aluno decóra as materias e passa uma duas semanas depois nao lembra o q estudo!!!!
esse é um assunto muito bom que agente tinha que repensar, pq depois um aluno vai fazer uma faculdade uma coisa assim e roda!!!
pq só decoro!!!


Matheus Gomes
1B

Anônimo disse...

A maioria dos alunos realmente tem o objetivo de passa de ano.. decorando, fazendo colinha, colando de alguem, qualker coisa vale pra passa mas o importante que é o aprendizado eles nao dao valor.

Amanda Quintana - 1mA

Unknown disse...

O problema dos alunos de hoje é q quase ninguem que saber mais em aprender,só querem se esforçar um pouco pra passar i só,mas tem alguns q se salvam e se dedicam ao maximo para passar e ser alguem na vida.

Unknown disse...

bom eu acho q hoje em dia a aprendizagem está em 2º planoNda pode esperar mas a educação pode...podems observar nos governos atuais o mundo está em 1º plano mas a educação a escola está em ultimo..nao se importam se a escola está com lotação de alunos; com falta de alimentos ou professores oq importa é que a imagem do governo continue a mesma ou seja de que ele está dandu o maximo apoio para nos sendu que isto é uma farça...

Iguaraira A. Costa 1ºMB

Gabyh## disse...

Á muito tempo a educaçao esta em segundo plano.
Eu tive uma professora-infelizmente nao lembro do nome dela- mas ela dizia q nao dava prova pq prova era só uma folha que não indicava nenhuma aprendizagem ,apenas q os alunos tinham decorado por obrigaçao algo que eles esqueceriam no final do dia.
Eu acho que trabalhos onde o professor se envolve e sabe tirar duvidas e aprender por puro interesse ajudaria bastante.
Atualmente os alunos ficam apavorados com provas ,mas nao se importam em estudar em aprender, apenas a decorar.


Gabrielle Maciel de Sousa
1MB

felipi disse...

Hoje tem muito isso, e nao posso falar muito pois também sou um desses que só pensam em passar e nao em aprender. Acho que deveria mudar mas lendo esses pensamentos seus vou tentar mudar sim e sei que nao querendo aprender vou prejudicar as outros.

bjs prof.
FELIPI BARCELLOS 1MC

Ingrid Islabão disse...

Concordo contigo. Ninguém mais pensa em aprender, só querem passar de ano, se tirar a nota mínima pra passar no trimestre tá ótimo. Ninguém mais estuda por curiosidade de aprender, a gente decora fórmulas, textos, tudo pra passar na "prova que tem amanhã" e depois de amanhã não lembrar de nada, e depois a gente passa de ano e esfrega o boletim na cara dos nossos pais e diz que aprendeu tudo sem mesmo lembra qual matéria que foi dada no dia anterior. A matéria é praticamente enfiada guela abaixo dos alunos pelos professores com o foco de faze-los passar na prova, mas aquela coisa de "estudar por prazer de aprender" ninguém mais pratica, é difícil tu perguntar pra uma pessoa se ela gosta de estudar e ela dizer que sim. Agora a gente tem um "botãozinho de automático" que ta sempre ligado, e nos faz ficar cabeça-oca, e se parar pra pensar não é por que a matéria é dificil nem nada, é por pura preguiça.

Ingrid Islabão da Rosa 1ºMB manhã

Unknown disse...

Concordo plenamente contigo!!!São poucos os que pensam em aprender, só querem passar de ano,mesmo sem saber nada!!!Muitos professores quando chega o fim de trimestre,não se preocupam se o aluno aprendeu,mas sim em fechar as notas,assim a educação vai piorando cada vez mais!!!Enquanto não se conscientizarem que aluno e professor precisam crescer em conhecimento juntos,as coisas irao continuar do jeito que está!!! Te Adoro!!!Beijos :)
Aline Dalla Rosa 3MA ciep
a.line.dr@hotmail.com

Meus Livros Meus Vícios disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vamos ser bem realistas professora...
O ensino simplesmente esta destruído,e tudo isso começa a partir dos "pequenos" problemas,que eu sinceramente acho que muitos não estão nem um pouco preocupados em resolvê-los.
Posso citar um série de pequenos problemas que hoje tomaram grandes proporções.
Estes são eles:
*Falta de professores
*Excesso de alunos em sala de aula
*Greves
*Péssimo salário pago ao professor
*Desrespeito tanto de alunos contra professores ou vice-versa
*Falta de incentivos ao aluno como:palestras,aulas diferentes,projetos e etc...
Enfim..tudo isso gerou esse tamanho descaso com a educação!
Para os professores o salário não aumenta mas o trabalho sim!
É muito comum ver,principalmente agora com a falta de profissionais qualificados para dar aula,professores dando aulas paralelas em várias turmas,como se já não bastasse uma turma com 40 alunos!
Bom acho que todos esses "probleminhas" somados geraram essa realidade em que vivi a educação nos dias de hoje,onde o ensino e o aprender,simplesmente foram esquecidos,e no lugar deles o que vale agora são as notas,que pouco importam como tais foram alcançadas!

Camila Borges 1MA

Unknown disse...

Eu comcordo pois hoje em dia a grande maioria dos professores vão a aula e dissem pora algum aluno passar um texto não explicão nada e dão questões para faser dali tiram a nota e esta pronto o trimestre.
Mas por um lado é boom e pelo outro naao . :D

thomaz willian 2 mA.