domingo, 3 de maio de 2009

Nova Concepção de Educação

São várias as concepções de educação nos dias atuais, os educadores e escolas se vem meio que confusos, quanto ao que é adequado ou não o que pode dar certo ou não, talvez a Escola esteja distante da sociedade e que não se saiba o que fazer, mas sabe-se que não existe uma única receita pronta que se aplique a todas, em tentativas erros e acertos é que construímos o conhecimento, as vezes os conteúdos não são tão indispensáveis para ensinar o aluno, a Escola como um todo tem de rever seus conceitos e diante da comunidade que está inserida, montar propostas para direcionar um caminho melhor aos educandos, à comunidade e, por que não dizer, à sociedade. Maristela Rodrigues

45 comentários:

WILLIAM GOULART disse...

Oi professora.
A sociedade tinham que ter mais atitude mediante as escolas, por exemplo:
Pais indo à escola para observar o que está acontencendo na escola, a escola proporcionar que a sociedade tenham um elo para uma melhor educação.

WILLIAM RANGEL GOULART
2ºMB

Unknown disse...

As instituições de ensino devem estabelecer normas de ensino que favoreçam os alunos no aprendizado facilitando o conteudo para que ele seja mais facil absorvido pelos alunos.

Thais Rodeghiero Oliveira
2ºMb

Unknown disse...

A educação deve ser aplicada de forma que seja bem abrangente mas não se ecedendo na sua aplicação
facilitando a aprendizagem de todos.


Douglas neves de andrade.
3ºmb.

Unknown disse...

concordo;OSalunos ficam focados na televisão e esquecem de dar valor aos estudos.NÃO quer dizer que precisa deixar de lado as coias do qual gosta pois e fundamental para que possamos atingir nosso bem-estar.

gerson leal 1MA
20 DE AGOSTO DE 2009 20:03

Unknown disse...

Concordo que a escola deva se adaptar a comunidade que esta insserida, pois dependendo do local nao são todos os alunos que conseguem absorver o conteudo com o mesmo sucesso ou então se interessam para aprender, por isso parte dos professores o auxilio dos alunos e o incentivo para aprender, e os alunos devem ter vontade de aprender por que a ajuda nao pode vir somente de um lado. Tambem acho q os professores deveriam tomar atitudes mediantes a alunos que nao querem aprender e acabam atrapalhando os outros que querem.


Jéssica Machado 1°MC

Isadora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isadora disse...

Sim alguns pontos parecem estar perdidos.Mas acredito em uma melhoria,claro não adinta dizer por exemplo:Ai ai o aquecimento global a cada ano se agrava!Help!E não fazer exatamente nada para mudar isto.
O mesmo acontece com a educação!
Creio que pequenas sugestões,pequenas participações,não apenas entre docentes e alunos,mas interagir como um todo(comunidade,pais...)!
Ex: As escolas deveriam adaptar/inserir novas formas de educação.Mesmos que alguns ainda me critiquem,particularmente acredito que a idéia,por exemplo, de atividades em turno inverso,pais mais presentes,o ensino hoje a nós atribuido não melhoraria 100% mas já seria um grande passo para uma aprendizagem cada vez mais produtiva e compreendida!

Isadora Espíndola - 2ºMB
E.E.E.B. Osmar da Rocha Grafulha

Juliana Santos disse...

Podemos dizer que o ensino é do professor para o aluno. De quem não entende para quem não sabe.
Professor é aquele que ao passar pela porta da aula, transmite confiança e acima de tudo SABEDORIA.Um livro, com certeza é um grande auxiliar. Mas não foi o livro quem subiu no palanque para receber um diploma.
Um professor que chega à aula, com o intuito do livro falar por ele, não merece essa profissão. É apenas mais um ser de idade e encéfalo mais avançado.
Para uma melhoria de ensino, seria necessária uma total dedicação da parte de avaliar os profissionais. Não quer dizer que se alguém passou 20 anos da sua vida estudando, esse alguém é sábio demais para exercer essa profissão.

Sem dúvidas,o ensino precisaria de uma ‘nova constituição’. Reprovando os formandos que apenas decoraram a matéria, e aprovando aqueles que realmente tem capacitação de compreender e ensinar.E finalmente ser chamado de MESTRE.


Segundo o dicionário...
Professor: Indivíduo que ensina uma ciência ou arte;mestre.

Nome : Juliana Santos. Turma: 1mA

Thise disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thise disse...

Concordo !a socidade lida com toda massa de pessoas achando que todos tem a mesma adptação , cada instituição de ensino deve adaptar-se com seu grupo , nao querendo dizer que as escolas devem seguir seus alunos e sim as escolas favorecendo assim a aprendizagem

Thalise Rodrigues 2ºMB

erick disse...

Eu acho que a forma de ensino está adequada porque os professores levam videos,fazem propostas para que o aluno alem de estudar, se divirta na sala de aula.


Érick Hernandes 1°MA
CIEP

Unknown disse...

Oi Professora !
Aqui é a Sabrina Krause do 1°C.
A sociedade tinha q ter atitudes, exigindo mais das escolas, acompanhando o q esta acontecendo no dia a dia.
A educação deve ser aplicada de forma bem elevada mas não se ecedendo na sua aplicação
facilitando a aprendizagem de todos.
A nelhoria para td isso era as escolas usar uma nova maneira de ensinar, usando o dia a dia, q alen dos alunos darem mais importancia, o aprendizado ia crescer muito.
BjoOh Sora!

Unknown disse...

MUITO BOM TEXO PROFESSORA!!!
Na minha opinião a escola tinha muito o que melhorar com a ajuda dos pais ou responsaveis.
claro com mais opinioes ia ficar mais facil de ver o que é melhor pra todos, claro com um objetivo de melhorar a educação !!!
uma melhora muito boa seria q tivesse algum tipoo algumm modo de influencia para o aluno ir motivado a estudar por que em qualquer escola que voce vai os alunos estudam só por obrigaçao e na maioria dos alunos decoram as materias e passam uma semana depois nao lembram depois chegam pr fazer uma faculdade e se ralam!!!!
mas essa melhora só iria acontecer se a sociedade tivesse ao lado da escola !!!!

Matheus Gomes
1B

mauricio 3mb disse...

Concordo...Eu acho que as salas de aulas deveriam ser mais "controladas".A maioria dos alunos se preocupam apenas em passar de ano e nao com o principal:aprender.Depois acabam se dando mal em uma faculdade.Por outro lado, os professores(nem todos)só pensam em dar todo o conteúdo e acabam passando os alunos apenas com trabalhinhos que nao avaliam nada.Pra eles é mais fácil é lógico...e os alunos ,que nao notam que estao sendo prejudicados, que se danem.

Alfredo Schneider disse...

O aumento da violência nas escolas tem em sua essência, a falta de vontade política tanto das escolas, quanto dos governos, cada um em seu nível, de resolver a situação. A resolução dos problemas sejam de violência contra os alunos, os pais, os professores, os colegas ou contra a escola, necessariamente será fruto somente de uma ação conjunta


Alfredo Schneider Becker
3ºmb

Gabriela disse...

As pessoas mudaram e com elas a sociedade passou a ver as coisas de uma outra forma, essas mudanças trouxeram grandes avanços porem a escola ainda não consegue acompanhar e lidar com tais fatos ou situações.

GABRIELA ROLL MONTEIRO
3ºMB

Anônimo disse...

- A sociedade deveria sim ter mais atitudes com a escola !
- Algums professores poderiam se dedicar mais a ensinar do que outras coisas em sala de aula :x (prefiro não citar nomes) !
- Os métodos de ensino também poderiam ser melhores, mas como sempre a escola não tem verba pra nada (só pro básico) !
- E concerteza os alunos (a maioria deles) deveriam se esforçar mais, e colaborar com os professores!


Amanda Quintana - 1mA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu acho que as escolas hoje em dia perderam o poder que tinham sobre os alunos , alunos nao estudam mais , fazem o que querem no colegio e etc ..Mas tb que a educaçao e o ensino que os professores passam pros alunos deviam ser uma só , que se instalace uma lei onde todos os professores tivessem os mesmos direitos de ensinar e mostrar aos alunos suas facilidades na sua disciplina . E que tb o governo desse mais valores as escolas pois tb nao adianta profosseres , funcionarios e até mesmo os alunos derem o seu melhor e nao ter a colaboraçao de nada :x

Matheus da Veiga
turma :3MB

Priscila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Sim,a colaboração de cada um é indispensável para uma melhora geral dentro da escola.
São varios os métodos que podem ser adotados para um melhor ensino basta saber aplica-lo.
Boa parte disso também deve-se aos professores,de terem a conciencia de que teem um compromisso com nós alunos a cada dia. :)

Priscila Vasconcelos
1°MB

Unknown disse...

Hoje em dia temos ótimos professores que sabem nos proporcionar um grande conhecimento,eles são como nossos pais,tentam nos ensinar tudo para que um dia sejamos como eles.Um bom professor ou professora.
Contudo os alunos tambem devem saber que se não mostrarem vontade de estudar não iram aprender nada.
Por isso devemos estudar bastante e participar de todas as propostas dadas por professores como : palestras,e outras coisas propostas.

Larissa Caldeira disse...

Acho que a escola deveria ser mais "criativa". Proporcionando uma forma de estudo diferenciado, fazendo trabalhos mais interessantes, aulas práticas, deixando também pais e alunos expor suas opiniões e idéias. Ter uma educação mais produtiva, não um estudo cansativo, que as vezes é o que acaba sendo pra nós..pois é sempre bom sair um pouco da rotina, não é?!

Nome: Larissa Caldeira
Turma: 2°MB

Unknown disse...

Sem duvida a colaboração de cada pessoa é indispenssável pra toda escola. A escola poderia abrir espaços para as pessoas darem sujestões para algumas outras formas de estudo, não sendo só em sala de aula com matéria por escrita. Derrepente alguma aulaprática, algumas oficinas,palestras, e por ai vai ...
Sempre buscando um melhor conhecimento para os alunos. Pois alguma forma nova poderia fazer com que nós nos intereçassem mais pelos estudos!


Thais Venzke Maciel
1ºMB
CIEP

Pamela Marques disse...

Eu acho que as escolas deveriam fornecer alguns tipos novos de educação, como por exemplo: aulas práticas, oficinas etc, coisas que façam os alunos se interessarem mais com os estudos. Abrir um espaço para sujestões de todos, e tornar as coisas melhores.

Pamela Marques, 1ºMB

Unknown disse...

acho que cada um deve ajudar na melhora dentro ou fora da escola.Cabe a cada um ter consciêcia das atitudes que toma.
A interação de pessoas de fora assim como pais e pessoas da comunidades devem proporcionar um avanço da educaçao fazendo assim com que os mesmos tenham um futuro melhor.

Iguaraira A. Costa 1ºMB

Gabyh## disse...

Eu acho que os jovens andam muito distantes das escolas.
Nao só os jovens. Os pais, a sociedade.
Talvez as escolas devessem exigir a presença dos pais ou responsaveis para conversar,dizer como esta na escola.
A presença dos pais é fundamental no desenvolvimento dos alunos.
Mas assim como ha alunos desinteressados a pais tambem desinteressados.


Gabrielle Maciel de Sousa
1MB

Glaucia disse...

OI professora
Acho que a comunidade poderia iteragir mais com as escolas, pois hoje em dia a maioria dos pais não interagem muito com a escola. os pais poderiam dar sugestões de seminarios, palestras ou alguma outra forma que incentive mais os alunos á estudarem.

Glaucia rojahn de oliveira
1º MA

SeKo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SeKo disse...

Em relação a este assunto, eu acho que o necessario seria mais "comunicação" entre pais e professores, ou até mesmo entre alunos e professores. Na minha opinião a sociedade em si deveria ser mais participativa em relação a propostas de estudo. Algo tambem que poderia ser feito, é levar mais a sério a opiniao dos alunos em relação a novas propostas de ensino, pois tudo que falamos para "algumas" professora é levado como "deboche", e é nesse ponto, na minha opinião que o aluno até mesmo perde um puco do interesse no ensino.

Patrick Rosa da Rosa, 1°MB

Unknown disse...

Oi prof, querida e amada :)

Bom,é verdade que a escola tem que se adequar a nova sociedade e suas mudanças. Deveria-se ter mais respeito com alunos e professores, quem sabe assim se daria a todos uma boa educação e ouvesse interece de todos no maravilhoso saber. A Escola, o Governo tentam fazer o melhor, e com o esforço de todos se consegue uma boa parcela do que é a meta pra chegar a uma boa educação e qualidade de vida a toda sociedade interesada.

Francine Amaral 3MA

Mari eu te amo, vlw todas aquelas converças 'cabeças' que temos, isso é muito importante pra mim, algumas coisas e atitudes pode acontecer, so depende de nós.
Beijo

Unknown disse...

Na minha opinião a sociedade teria que se unir mais com a edução, assim ajudaria muito.a sociedade indo mais as escolas ajuda no bom entendimento, ficaria bom uma união educação e sociedade.

Cristiane Silva.
1°MA

Lucas disse...

Acho que não depende da matéria ser ou não difícil mas sim do ensinamento do professor, por que se o professor saber explicar a matéria direito tudo fica fácil ..


Lucas Carvalho
1ºMB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ae Frôzinha Fofaa! ;)

-A educação esta tão "confusa" em razão do desinteresse dos aulos, que não se sentem atraidos a frequentar as aulas.
Na minha opinião, as escolas deviam se empenhar em criar aulas mais dinâmicas e diferenciadas para atrair a atenção dos estudantes, e evitar a evasão escolar.

Maitê Fickel' 3ºMB

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As instituições de ensino devem estabelecer normas de ensino que favoreçam os alunos no aprendizado facilitando o conteudo para que ele seja mais facil absorvido pelos alunos.

thomaz willian 2 mA

Jéssica Soares... disse...

Oii.. Profesora.
É pior.. concordo com vc, pq cada vez mais tanto os professores quando a equipe diretiva da escola nao sabem o que fazer. De vez enquando dao coisas sem nexo pra nós. Tem muitos professores que são muito competente, mas outros...
Mas a sociedade tbm tinha que se movmenta pra fazer alguma coisa pra modificar isso..
Bjs.. Adoro vc..♥♥

Jésica Soares Völz -> 3°MA

Unknown disse...

Oi prof..
Aqui é a Nathaly Campos do 1°C
A sociedade tinha q ter atitudes, exigindo mais das escolas, acompanhando o q esta acontecendo no dia a dia.
A educação deve ser aplicada de forma bem elevada mas não se ecedendo na sua aplicação
facilitando a aprendizagem de todos.
A nelhoria para td isso era as escolas usar uma nova maneira de ensinar, usando o dia a dia, q alen dos alunos darem mais importancia, o aprendizado ia crescer muito.

Unknown disse...

tá bom, vamos criticar!

Atualmente pode-se perceber que as escolas estão "paradas no tempo", pois o ensino se prendeu a padrões muito antigos, e parece imutável.
Os tempos atuais pedem um ensino mais dinâmico, ativo, não apenas decorar fórmulas e datas, mas sim propor um uso cotidiano dessas fórmulas, e pesquisar sobre as consequencias dessas datas.
As matérias devem ser apresentadas como assuntos diretamente ligados à realidade atual, não como algo que se deve lembrar até o dia da prova( de recuperação).Deve-se apresentar aos alunos que o que eles aprendem está relacionado ao mundo em que vivem, não apenas às páginas de livros empoeirados.

LAMPEJO DE INSPIRAÇÃO DE:

Yuri Coelho Boetege
3MA

bejão Maristela!!!

Anônimo disse...

Não depende da matéria ser ou não difícil, mas sim do ensinamento do professor, pois se o professor saber explicar a matéria direito tudo fica fácil.


Eduardo Martins
3mb

Unknown disse...

Elementar minha cara Maristela, o titulo o qual foi atribuido ao seu texto se encaixa perfeitamente nos padrões atuais da educação,eu como prezado aluno de vossa professora posso citar que como foi inferido no seu texto a sociedade deveria interferir bruscamente nas escolas ,pois serão das escolas que sairão os novos cidadãos que vao compor nossa sociedade, e com uma base educativa bem formada se pode ter uma sociedade a qual vai dar inveja aos mais altos escalões mundiais da educação.

Unknown disse...

Concordo. Eu acho que as aulas deveriam ser mais controladas. Os alunos não se preocupam em aprender. Mas a culpa não é somente dos alunos porque alguns professores(ão todos) vão para a sala de aula e não dão a minima para o que estão fazendo e ainda tratam os alunos mal.

Carooline Fabres 1ºMA Ciep

Driellen disse...

está certo que deviam prestar mais atenção na educação, mais os próprios alunos tbm deviam se ajudar!
Driéllen Chollet Fonseca 2°MA